quarta-feira, 10 de dezembro de 2008 às 00:33

O Ronaldo Fenômeno é um escravo

Depois de acompanhar a repercussão mundial da contratação do Ronaldo Fenômeno e vê a entrevista concedida à SporTV (cujo trecho passou no Jornal Nacional), notei que existe outro lado nessa história. Partindo do pressuposto que o Ronaldo é um ídolo nacional, uma unanimidade, um sujeito honesto e de bom caráter, eu acredito que o grande responsável pela ida do Fenômeno ao Corinthians é a Nike. Além do clube paulista, a empresa americana patrocina o material esportivo do Flamengo.

Veja bem, o Flamengo já teve vários problemas com a Nike, incluindo a falta de uniformes de jogo e treino, má distribuição das camisas pelo país e lentidão na confecção do material. Em maio desse ano o Flamengo rescindiu unilateralmente o contrato. Por uma decisão judicial o contrato está sendo mantido até julho de 2009. Acontece que o Flamengo já havia assinado um pré-contrato com a Olympikus, que está disposta a pagar quatro vezes mais do que a Nike pelo patrocínio ao Flamengo, algo em torno de R$20 milhões anuais ao rubro-negro.

O problema é que a Nike é patrocinadora vitalícia de Ronaldo. Só pelo fato do jogador ter vestido uma camisa sem a logo da empresa num treino do Flamengo já gerou a maior confusão, imagine jogar num clube patrocinado pela rival. Seria impossível imaginar o Ronaldo jogando pelo Flamengo e usando material esportivo da Olympikus. Tudo bem que não seria a primeira vez, noutros clubes que ele atuou, como Real Madrid e no Milan, o fornecedor é a Adidas. O problema é que na Europa os clubes têm mais dinheiro que os patrocinadores, já no Brasil...

O próprio André Sanches, presidente do Corinthians, declarou há um mês que era impossível o Ronaldo jogar no Corinthians. Hoje ele deu uma entrevista dizendo que até ele ficou surpreso quando o procurador do atacante ligou oferecendo um contrato. O pobre Fenômeno, apesar de rico, precisa do dinheiro vitalício da Nike para manter o padrão de vida após encerrar a carreira. Não se pode recriminar o sujeito. A Nike também fez esse tipo de contrato com outros jogadores, como o Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo, Robinho etc.

Esse papo de que o Corinthians ofereceu um grande projeto para 2009, que o Flamengo perdeu porque mão tem uma grande estrutura de recuperação, que no time paulista ele terá mais chance de voltar à seleção, é tudo balela! teatro! script! texto escrito pela Nike e ensaiado pelo Ronaldo. Caso ele realmente quisesse projeto, estrutura e chance na seleção, com certeza ele optaria pelo São Paulo. É duro admitir isso, mas só esse clube é capaz de oferecer essas três coisas e ainda por cima disputar a Libertadores e o Brasileiro com chances reais de título. Foi assim com Adriano, que inclusive voltou à seleção jogando no Morumbi.

Definitivamente tenho pena do Ronaldo. Mesmo sendo rico, famoso, consagrado, vive como escravo, não controla seu destino. A entrevista dele explicando sua ida ao Corinthians foi constrangedora. Dava pra vê nos olhos a melancolia, a decepção por ter que sair de casa, ter que trair publicamente sua paixão, abandonar seu sonho de criança. O duro é perceber que o mesmo dinheiro que aprisiona tantos brasileiros assalariados numa vida de sacrifícios, torna jogadores milionários escravos de patrocinadores e empresários. Esse futebol é uma merda!

Veja a entrevista ao Jornal Nacional:

Outros posts sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 ] :

Postar um comentário