domingo, 3 de janeiro de 2010 às 09:22

Flamengo abre vantagem como o clube mais popular do país

Pesquisa DatafolhaA Folha de S.Paulo divulgou na edição de hoje a mais recente pesquisa clubística realizada no país. O Flamengo, claro, ficou na frente, com 19% do contingente nacional. O interessante dessa pesquisa é ter sido feita após a conquista do hexabrasileiro. Fato que ajuda a demonstrando que, mesmo para um time com maior torcida do país, um título dessa envergadura ajuda a aumentar a massa torcedora.

Por outro lado, a pesquisa considera apenas os torcedores acima de 16 anos. O que acaba deixando de fora o principal fruto dessa conquista: as crianças.Pode anotar: daqui 10 anos teremos ganho 5% a mais de torcida.
A última pesquisa Datafolha sobre a preferência clubística dos brasileiros colocou a torcida do Flamengo novamente no topo da lista. Agora, entretanto, de forma incontestável.

Feita dias depois da conquista do título do Brasileiro-2009 pelo clube carioca, a pesquisa apontou que 19% dos brasileiros com mais de 16 anos são torcedores flamenguistas.

No levantamento anterior, em novembro de 2008, o Flamengo tinha 17% das preferências. O Corinthians, o segundo time mais popular do país, ficou estacionado nos 13%.

Assim, a diferença entre os clubes, antes no limite da margem de erro -dois pontos percentuais-, hoje tem uma folga.

O Flamengo é o clube que mais consegue atrair torcedores de fora de seu Estado.
Segundo o Datafolha, o clube é o mais popular no Nordeste, onde foi apontado como o time de coração por 25% dos entrevistados. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o Flamengo tem 30% das preferências -nenhum outro clube consegue ultrapassar a marca dos 10%.

A equipe da Gávea é ainda mais popular entre os mais jovens -23% dos brasileiros entre 16 e 24 anos são torcedores do rubro-negro carioca.

O prestígio do Flamengo entre os torcedores brasileiros é repetido no grupo que frequenta os estádios. A equipe do artilheiro Adriano teve o maior público do último Brasileiro, com média de 40.036 torcedores por partida, praticamente o dobro do que o Corinthians levou aos estádios na competição. (Fonte: Folha de S.Paulo, 03/01/10)
Comentários
0 Comentários

0 ] :

Postar um comentário