O Diego Maurício eu já desisti. Os rubro-negros tem uma expectativa exagerada em torno dele. Talvez o cabelão estiloso nos leve a imaginar um jogador de personalidade, diferenciado. A verdade limpa e seca é que até agora não mostrou absolutamente nada. É lento, preguiçoso, não tem visão de jogo, chuta mal e é ambicioso.
Negueba começou muio bem. Insinuante, sempre buscando a linha de fundo e com o fácil drible, ele tinha todos os atributos de um bom ponta de lança. Mas os últimos meses foram cruéis com o jogador. Em nenhum partida ele foi decisivo. Mostrou fraqueza no chute, pouca inteligência e nenhuma ambição.
Thomás é craque. Não como o Neymar, comparação infeliz do Luxemburgo. Ele tem mais o estilo do são-paulino Lucas. Toda jogada parte pra cima, dá dribles longos e chuta sem medo. Agora basta começar a fazer gols e dá assistências para se tormar um ídolo. Mas certamente é um dos destaques do elenco.
Já o Muralha eu acho um mistério. Ele sabe tocar bem a bola, se desloca por todo o campo, tem disposição, visão de jogo, é insinuante, raçudo, não se esconde, marca bem. Tem muitas qualidades de um bom volante. Mas não tenho certeza sobre o futuro na Gávea. Acho que falta definir um estilo e um local para jogar.
Eu tinha desistido do Welington. Acho ele um grande cabeça de bagre. Mas tem tanta humildade e vontade de acertar que acabo me sensibilizando. Ele joga mal, mas tem uma energia especial em torno dele. Acho que é o jogador de maior potencial de melhora do elenco. Uma boa dose de inteligência deixaria ele parecido com o Gamarra.
Eu gosto do Rafael Galhardo. Chegou uma hora do campeonato que pedia ele no lugar do Léo Moura. Logo percebi a idiotice, mas ainda assim acho ele um bom jogador. Falta melhorar muito o chute, o passe e a força física. Franzino, vive caindo em campo. Seus dribles nunca dão certo, mas os cruzamentos são precisos e tem visão de jogo.
Pelo pouquíssimo que vi do Luiz Antonio, aposto no garoto. Tem habilidade, força de vontade e atrevimento. Na histórica partida conta o Santos ele conseguiu se destacar com todos aqueles craques em campo. Não é fácil ser decisivo, ele foi. Mas falta jogar um pouco mais e parar de sofrer contusões. Eu acho que tem futuro.
E o Adryan heim? Pra mim, o novo Zico. Joga bola com felicidade, bate faltas geniais, é espantosamente habilidoso, dá lindos dribles curtos, é rápido, corajoso, completo. No lugar do Luxemburgo e começava 2012 com ele titular no time, junto com Ronaldinho e Thiago Neves. Já pensou uma falta na entrada da área com esses três por perto?
Daqui 10 anos volto aqui para saber quem deu certo e quem deu errado no mundo da bola.