domingo, 26 de outubro de 2008 às 09:52

Charangas animam arquibancadas no Brasil

Quando criança eu tinha um hobby: colecionar tudo sobre o Flamengo. Minhas principais fontes eram as bancas que vendiam revistas antigas. Tenho várias relíquias, como o tetracampeão Bebeto novinho, reverenciando de joelhos o Zico. Até hoje tenho minhas velhas pastas de recortes guardadas.

E se aprendi alguma coisa nesses anos é que não existe torcida mais criativa que a do Flamengo. E um dos movimentos mais inovadores surgiu na década de 40. O lendário Jaime de Carvalho reuniu um grupo de torcedores e alguns instrumentos musicais. Na arquibancada da final do Campeonato Carioca de 1942, disputado entre Flamengo e Fluminense, nas Laranjeiras, eles fizeram história.

Nascia naquele momento a Charanga Rubro-Negra, considerada a primeira torcida organizada do futebol brasileiro. O nome, segundo a Flapédia, foi um apelido dado pelo famoso locutor Ary Barroso. Ele comentou em seu programa na Rádio Tupi: "Me desculpem, mas isso não é banda nem aqui nem no caixa-prego", a duvidosa qualidade sonora do grupo deu origem ao apelido gaiato de Charanga.

Ontem passou uma reportagem muito interessante no Globo Esporte. Mostrando que de norte a sul, torcedores e seus instrumentos musicais marcam a alegria do futebol brasileiro. O mais legal é vê a Charanga original voltando ao estádio.

Comentários
0 Comentários

0 ] :

Postar um comentário