Vida de torcedor longe do estádio é um sofrimento. Hoje, enquanto a filiada da Globo no Maranhão mostrava o jogão entre Flamengo e Palmeiras – briga direta pelo título – a TV Clube no Piauí preferiu liberar as imagens de Goiás e Botafogo. Inacreditável! Não sei quem decide o jogo da TV, mas tenho certeza que existe um alvinegro infiltrado por aqui. A torcida do Flamengo no Piauí, assim como acontece em todo nordeste, é absoluta maioria. Existem pelo menos 100 flamenguistas para cada botafoguense. Então qual o critério para decidir mostrar um jogo e não outro? Ainda bem que Teresina sintoniza bem a maranhense TV Antares.
A Band também mostrou o jogo, mas é muito difícil agüentar os comentários do Neto. O Luciano do Valle é outro, mesmo sem querer acaba torcendo pelos clubes paulistas. Toda vez que o Flamengo ia pro ataque ele gritava: "Cuidado! Cuidado!" Não sei o que ele queria dizer com isso, mas pegou muito mal. Nem mesmo os gritos da torcida rubro-negra o microfone consegui capturar, preferindo focar as atenções ao Vanderlei Luxemburgo. Passaram o primeiro tempo inteiro reclamando que o árbitro deixou o Flamengo cobrar uma falta no lugar errado. Esqueceram de comentar que a mão na bola do palmeirense foi pênalti.
O jogo em si foi sensacional, muito emocionante. Claro que depois de um massacre de 5 a 2 fica fácil elogiar. Até o técnico Caio Júnior teve seu nome gritado no Maracanã (timidamente, mas merecidamente). Mas antes da goleada o Flamengo continuou mostrando os mesmos erros das últimas partidas: faz um gol e recua o time. Logo no início do jogo o Marcelinho Paraíba aproveitou um lindo cruzamento de Kléberson e abriu o placar. Aí o Palmeiras começou a sufocar e acabou empatando. Parecia que vinha uma nova tragédia pela frente, mas Ibson na raça fez 2 a 1.
No segundo tempo o Flamengo continuou errando na marcação, deixando o ataque do Palmeiras tocar a bola com facilidade. Mas pra nossa sorte Kléberson, num dia inspirado, tocou pra Ibson fazer um golaço. A bola fez uma curva linda e entrou no ângulo do goleiro Marcos. O jogo parecia ganho, mas o diabo do Palmeiras fez o segundo, aproveitando uma bobeira na marcação. Mais sofrimento? Ibson provou que não, depois de mais um cruzamento rasteiro de Kléberson, o artilheiro rubro-negro fez um golaço de letra. Quase quebrei a porta do quarto. Para coroar a tarde de ouro, Kléberson fez mais um e fechou a goleada.
Com a vitória por 5 a 2, o mengão assumiu o segundo lugar na corrida pelo título brasileiro. Pena que duas horas depois o Grêmio tenha vencido e nos derrubado pra terceiro. Mas o importante é que subimos duas posições. Cruzeiro e Palmeiras já não tem mais chances de brigar pelo caneco. Até mesmo para o Flamengo a coisa está difícil. Tirar 5 pontos de vantagem pro São Paulo em apenas três jogos desestimula um pouco. Pior do que isso é torcer pro Vasco na próxima rodada. Quem diria, os cruzmaltinos irão decidir a sorte do Flamengo. Caso o Vasco vença o São Paulo, aposto todas minhas fichas no jogo do Goiás, última rodada do campeonato.
Gostei muito do jogo, acho que o Flamengo soube aproveitar bem o talento de seus dois maiores craques: Ibson e Kléberson. Lamentável apenas a atuação do Obina. Ele mal conseguia ficar de pé. Fominha, cheio de dribles toscos e chutes errados, não sei o que ele fez para continuar os 90 minutos em campo. Gostei da entrada do Éverton, discreto mas sempre útil (merece ser titular). O Jaílton, embora tenha cometido o pênalti, salvou várias bolas. Fábio Luciano jogou com muita raça. Bruno deu umas saídas esquisitas, mas fez milagres. Só faltou o brilho de Léo Moura e Juan. Mas aí o Flamengo teria vencido de 50 a 2, seria humilhante demais.
Veja os gols: