domingo, 16 de maio de 2010 às 12:36

Meu time de botão joga muito

Hoje em dia é difícil encontrar algo inovador na internet. A grande rede caiu num marasmo criativo. Inovações que pintaram como o ponto fora da curva, com o Google Wave, acabaram ficando pelo caminho. Nessa mesma toada, a blogosfera passa por uma crise. Não à toa o microblog Twitter está fazendo tanto sucesso. Sem muito a dizer, as pessoas deixam o recado e vão embora.

Quem anda contrariando essa lógica é o Ricardo Drago em seu blog Meu Time de Botão. Outro dia ele me convidou pra uma entrevista. Achei ótimo, pois pude percorrer minha trajetória de torcedor. Pouco a pouco o Ricardo tem conseguido gerar conteúdo, pondo os torcedores (e não clubes, jogadores, patrocinadores, cartolas) no centro da atenção. Só nos resta parabenizá-lo pelo blog. Abaixo um trecho da entrevista, clique aqui e confira na íntegra.

Meu Time de Botão: Que time você torce? E como começou essa paixão?
Daniel: Sou torcedor do Flamengo. A paixão começou ainda bebê, pois ser Flamenguista é instintivo, não requer esforço, basta seguir o caminho natural da vida. Por isso aquela máxima: todos nascem Flamengo. Fugir disso seria contrariar a própria natureza que nos torna homens.

Quem foi ou é o maior jogador que você viu jogar?
O maior de todos os tempos sem dúvida é o Pelé. É impressionante a facilidade com a qual ele dominava a bola, driblava e batia pro gol. Entre meus contemporâneos, Zico é imbatível! Quando o Galinho partia em direção ao gol, só parava no fundo da rede. Mais recentemente destaco o showman Ronaldinho Gaúcho. O cara simplesmente reinventou o futebol-arte.

E nos conte qual o jogo que não sai da sua memória?
O maior jogo foi a decisão do Campeonato Carioca de 2001. Com um gol de falta do Petkovic aos 43 minutos do segundo tempo, o Flamengo se sagrava Tricampeão em cima do Vasco. Lembro que segundos após o gol desmaiei e só fui acordar no outro dia. Achei que tudo não tinha passado de um sonho. Sempre choro ao relembrar aquele gol.

E uma derrota impossível de esquecer?
Em 1995 o Flamengo completava 100 anos de história. O time, comandado pelo então melhor do mundo Romário, foi à final do estadual contra o Fluminense. Eu tinha 13 anos, já tinha preparado uma festa com fogos de artifício para comemorar a conquista. Mas faltando poucos segundos pro fim do jogo o Renato Gaúcho fez aquele gol de barriga. A dor bateu mais forte porque o Renato era meu ídolo de infância. Para se ter uma ideia, deixei o cabelo crescer e só jogava com uma faixa na cabeça, imitando o estilo do craque. Depois daquele gol rasguei tudo que tinha dele.

Qual a melhor equipe que você viu jogar?
O melhor time foi a Seleção Brasileira de 1982, que tinha como base o Flamengo de 1981. A forma como aqueles caras faziam a bola rodar era uma coisa hipnótica.

Agora escale pra nós o seu time de botão, a sua seleção imbatível de todos os tempos!
(1) Taffarel, (2) Leandro, (3) Aldair, (4) Mozer, (5) Falcão, (6) Júnior, (7) Garrincha, (8) Gérson, (9) Ronaldo, (10) Zico e (11) Pelé.

Se você fosse o presidente do Flamengo, que jogador, você contrataria pra resolver os problemas do time?
Contrataria o Paulo Henrique Ganso, do Santos. Pra mim todo time começa com um clássico camisa 10.

Pra você, contra quem é hoje a maior rivalidade do Flamengo, e porque?
A maior rivalidade é contra o São Paulo. Acho que nas últimas duas décadas o time teve conquistas importantes e isso pode fazer muitas crianças saírem daquela curva natural que falei na pergunta inicial. Por isso, vencê-los significa muito mais do que três pontos.

O que você anda lendo sobre futebol, quais livros?
Acabei de ler "O Mais Querido do Brasil - Em Quadrinhos" (Editora: Globo, 2009). Nele o cartunista rubro-negro Ziraldo conta a história do Flamengo através das cores mágicas do desenho. Comprei alguns exemplares, sempre que encontro alguma criança aprendendo a ler, vou logo dando o livro de presente.

E qual ou quais livros contam bem a história do seu time?
A literatura sobre o Flamengo é vasta, mas um livro que fiquei muito emocionado foi a autobiografia “Zico Conta Sua História” (Editora: FTD, 1996). O Galinho representa o ponto de intersecção entre ídolo e clube, sendo esse livro obrigatório para todo apaixonado por futebol. A cada nova página, passei a ter certeza que Deus não só existe como é rubro-negro.

E um livro seu misturando todas essas suas paixões, futebol, música, cinema, acontece?
Acho que sim. Quem sabe daqui uns anos eu consiga escrever algo com potencial de se tornar um livro interessante. Ainda que esse dia nunca chegue, o importante pra mim é estar sempre escrevendo. Acho importante expor ideias, reflexões. As críticas que voltam nos ajudam a entender quem realmente somos.

Gostaria que você comentasse um pouco sobre Maraca Lotado e também sobre o seu site.
Sempre gostei de escrever e publicar. Faço isso há muito tempo. Mas em 2005 comecei a fazer isso com mais frequência quando criei um blog (www.danielcastelobranco.com.br). Nele faço reflexões sobre os assuntos do momento, dou opiniões sobre filmes, livros e tudo que me cerca. Com o tempo percebi que gostava muito de escrever sobre o Flamengo, então criei o blog "Maraca Lotado". Nele posso reunir meus amigos e debater um pouco sobre o Flamengo e seus mistérios. O blog acabou se tornando algo terapêutico, ajuda a entender meu amor pelo Flamengo.

Você ainda tem seus botões de infância, ainda joga, tem boas lembranças, conte pra nós.
Eu jogava muito botão. Tenho cicatrizes nos joelho até hoje. Daquela época tenho guardado meu time preferido, feito de um plástico vermelho translúcido, lindo! O adesivo era espelhado, deixando as cores do escudo rubro-negro bem vibrantes. Aquele timaço só entrava em campo nos grandes torneios. Era a maior festa. Sinto saudade daquele hobby.

DE PRIMEIRA

Quem é o melhor time, hoje? No Brasil? E no mundo?
No Brasil o melhor é o Flamengo. Quando o time joga concentrado e com raça, não tem pra ninguém. No mundo só saberemos no final do ano, quando o Flamengo enfrentar a Internazionale.

Quem é o melhor jogador do mundo na atualidade?
O melhor jogador é o Lionel Messi. É um prazer vê o argentino do Barcelona dominar a bola e sair driblando todo mundo com ela grudada no pé.

Quem ganha a Copa do Mundo?
Eu queria que fosse o Brasil, com o Neymar e Ronaldinho Gaúcho no time titular. Mas acho que esse ano dá Espanha. Os caras estão merecendo uma Copa há algum tempo. Já em 2014 sim, jogando em casa a Copa será nossa.

Quem ganha a Copa do Brasil?
Na Copa do Brasil acho que dá Grêmio. O time do Santos, apesar de muito talentoso, não supera a força gaúcha no mata-mata.

Quem ganha a Libertadores?
Flamengo. Chegou nossa vez de novamente conquistar a América. Nas últimas duas partidas o time voltou a jogar bem, com raça, disposição, focado. Acredito que na reta final o talento individual de Adriano, Vágner Love e o Petkovic vai fazer a diferença.
Comentários
0 Comentários

0 ] :

Postar um comentário