segunda-feira, 24 de novembro de 2008 às 20:23

[ 0 ]

Brasileirão 2008 | Cruzeiro 3 x 2 Flamengo

Todo mundo sabia que no jogo Cruzeiro e Flamengo, um dos dois iria sobrar. O empate até que não era tão ruim para o Fla, perderíamos o título, mas nos manteríamos no grupo da Libertadores. Achei o jogo muito bom, gosto quando o mengão pega um time aberto, que ataca mais do que defende. O problema é que o esquema "contra-ataque" do Caio Júnior não deu certo. Confesso uma certa decepção com o treinador, fiquei até feliz com as especulações que Vanderlei Luxemburgo vá para o rubro-negro em 2009. Gosto do profissionalismo do Caio, mas realmente falta um maior domínio do grupo, como o Muricy faz no São Paulo.

Gostei do segundo tempo. Achei bem bacana o Ibson manter a regularidade, fazendo boas jogadas e até um gol. O Obina também marcou, mas jogou muito mal. Não sei o que ele faz para continuar no time. Ele tem que ser vendido, enquanto estiver no clube, sempre terá alguém lembrando que ele foi bom um dia. Obina já deu, tchau! Outro que tem que ir embora é o Diego Tardelli. Jogou bem, mas é muito maluco. O Flamengo precisa de jogadores mais tranqüilos, que saibam controlar o temperamento. Para 2009 o Fla precisa de profissionais e não arruaceiros.

Pior do que isso só a arbitragem do Simon. Concordo com o Kléber Leite, o Simon mostrou que está em franca decadência. Ficaria envergonhado de vê-lo representar o Brasil na próxima Copa do Mundo. O presidente do Flamengo entrou com representação para que isso não aconteça. Espero que ele seja banido do futebol. Não marcou o pênalti no final do jogo por medo. Foi na cara dele o lance. O zagueiro cruzeirense atropelou o Tardelli. Só não marcou porque deve ter achado que o Cruzeiro merecia ganhar o jogo. Uma pena, decidir o campeonato num erro grotesco como esse.

Mesmo perdendo e caindo pra quinto, ainda acredito numa vaga de Libertadores. Acho que o Palmeiras tropeça contra o Vitória em Salvador. De qualquer forma, o campeonato acabou, São Paulo é hexa, mesmo sem jogar absolutamente nada. O campeão mais medíocre da história! O que prova mais uma vez o elitismo dos pontos corridos. O Brasil vai ficar do mesmo jeito da Europa, ou seja, dois ou três times brigando pelo título. Pontos corridos sim, mas com uma final entre os campeões de cada turno.

Veja o pênalti claro não marcado:

[ 0 ]

Escolha o Urubu-Móvel para o Flamengo em 2009

A divisão de caminhões e ônibus da Volkswagen fez uma parceria com Flamengo, Corinthians, Santos, Internacional e Vasco. O ônibus dessas equipes para 2009 será customizado. A inovação é que o torcedor poderá entrar no site Vwcofutebol e escolher uma das três opções de pintura até o dia 10/12/08. Para o nosso "Urubu-Móvel", escolhi a opção 1.

Segundo o site oficial do Flamengo, o ônibus terá frigobar, ar condicionado, televisores com tela de LCD e banheiro. Atualmente o mengão usa transporte alugado para levar os jogadores a jogos e concentrações.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008 às 17:42

[ 2 ]

Flamengo atropela o Palmeiras e sobe na tabela

Melhor do que a própria goleada em cima do Palmeiras, é a segunda-feira de encarnação aos amigos. A moral fica elevada, o otimismo cresce e o mundo inteiro ganha um colorido especial. Outra coisa bacana é assistir ao Globo Esporte. Geralmente eles fazem uma matéria caprichada após os jogos do Flamengo. Nem sempre eles acertam, mas dessa vez a equipe de jornalismo foi feliz ao contar a história do baile rubro-negro no Maracanã.

Veja a reportagem:

domingo, 16 de novembro de 2008 às 18:46

[ 0 ]

Brasileirão 2008 | Flamengo 5 x 2 Palmeiras

Vida de torcedor longe do estádio é um sofrimento. Hoje, enquanto a filiada da Globo no Maranhão mostrava o jogão entre Flamengo e Palmeiras – briga direta pelo título – a TV Clube no Piauí preferiu liberar as imagens de Goiás e Botafogo. Inacreditável! Não sei quem decide o jogo da TV, mas tenho certeza que existe um alvinegro infiltrado por aqui. A torcida do Flamengo no Piauí, assim como acontece em todo nordeste, é absoluta maioria. Existem pelo menos 100 flamenguistas para cada botafoguense. Então qual o critério para decidir mostrar um jogo e não outro? Ainda bem que Teresina sintoniza bem a maranhense TV Antares.

A Band também mostrou o jogo, mas é muito difícil agüentar os comentários do Neto. O Luciano do Valle é outro, mesmo sem querer acaba torcendo pelos clubes paulistas. Toda vez que o Flamengo ia pro ataque ele gritava: "Cuidado! Cuidado!" Não sei o que ele queria dizer com isso, mas pegou muito mal. Nem mesmo os gritos da torcida rubro-negra o microfone consegui capturar, preferindo focar as atenções ao Vanderlei Luxemburgo. Passaram o primeiro tempo inteiro reclamando que o árbitro deixou o Flamengo cobrar uma falta no lugar errado. Esqueceram de comentar que a mão na bola do palmeirense foi pênalti.

O jogo em si foi sensacional, muito emocionante. Claro que depois de um massacre de 5 a 2 fica fácil elogiar. Até o técnico Caio Júnior teve seu nome gritado no Maracanã (timidamente, mas merecidamente). Mas antes da goleada o Flamengo continuou mostrando os mesmos erros das últimas partidas: faz um gol e recua o time. Logo no início do jogo o Marcelinho Paraíba aproveitou um lindo cruzamento de Kléberson e abriu o placar. Aí o Palmeiras começou a sufocar e acabou empatando. Parecia que vinha uma nova tragédia pela frente, mas Ibson na raça fez 2 a 1.

No segundo tempo o Flamengo continuou errando na marcação, deixando o ataque do Palmeiras tocar a bola com facilidade. Mas pra nossa sorte Kléberson, num dia inspirado, tocou pra Ibson fazer um golaço. A bola fez uma curva linda e entrou no ângulo do goleiro Marcos. O jogo parecia ganho, mas o diabo do Palmeiras fez o segundo, aproveitando uma bobeira na marcação. Mais sofrimento? Ibson provou que não, depois de mais um cruzamento rasteiro de Kléberson, o artilheiro rubro-negro fez um golaço de letra. Quase quebrei a porta do quarto. Para coroar a tarde de ouro, Kléberson fez mais um e fechou a goleada.

Com a vitória por 5 a 2, o mengão assumiu o segundo lugar na corrida pelo título brasileiro. Pena que duas horas depois o Grêmio tenha vencido e nos derrubado pra terceiro. Mas o importante é que subimos duas posições. Cruzeiro e Palmeiras já não tem mais chances de brigar pelo caneco. Até mesmo para o Flamengo a coisa está difícil. Tirar 5 pontos de vantagem pro São Paulo em apenas três jogos desestimula um pouco. Pior do que isso é torcer pro Vasco na próxima rodada. Quem diria, os cruzmaltinos irão decidir a sorte do Flamengo. Caso o Vasco vença o São Paulo, aposto todas minhas fichas no jogo do Goiás, última rodada do campeonato.

Gostei muito do jogo, acho que o Flamengo soube aproveitar bem o talento de seus dois maiores craques: Ibson e Kléberson. Lamentável apenas a atuação do Obina. Ele mal conseguia ficar de pé. Fominha, cheio de dribles toscos e chutes errados, não sei o que ele fez para continuar os 90 minutos em campo. Gostei da entrada do Éverton, discreto mas sempre útil (merece ser titular). O Jaílton, embora tenha cometido o pênalti, salvou várias bolas. Fábio Luciano jogou com muita raça. Bruno deu umas saídas esquisitas, mas fez milagres. Só faltou o brilho de Léo Moura e Juan. Mas aí o Flamengo teria vencido de 50 a 2, seria humilhante demais.

Veja os gols:

domingo, 9 de novembro de 2008 às 22:21

[ 0 ]

Brasileirão 2008 | Botafogo 0 x 1 Flamengo

Flamengo é sempre Flamengo, ganhamos do Botafogo, mas foi no sofrimento. A partida foi muito ruim, parecia jogo amistoso. Tudo bem que a vitória do São Paulo deixou o mengão com poucas chances de brigar pelo título, mas nossa obrigação é vencer sempre. Alguns culpam a armação defensiva do técnico Caio Jr. por essa falta de entusiasmo. Porém eles esquecem que um time que joga com Juan e Léo Moura soltos, não pode facilitar, os volantes são necessários para cobrir as ausências dos laterais.

Hoje o Fla entrou com Sambueza como titular. Não gosto do futebol dele, acho que o argentino já teve várias oportunidades e não mostrou talento. Mas reconheço que hoje ele foi bem, se esforçou, apareceu nas jogadas e mostrou capacidade para brigar pela vaga. Quem decepcionou foi Maxi, que teve a chance de sair como titular e rendeu pouco, o Marcelinho Paraíba, ruim o tempo todo, e Ibson, errando todos os passes.

A favor do camisa 7 só o pênalti que sofreu. O que já é o bastante para não sair vaiado. Josiel foi outro que entrou mal, teve duas chances incríveis e perdeu o gol. Kléberson, ao contrário das expectativas gerais, entrou bem e resolveu. Primeiro dando um lindo cruzamento para Ibson driblar o goleiro e sofrer o pênalti, depois assumindo a responsabilidade e fazendo a cobrando. Um gol chorado, mas que coloca o Flamengo mais uma vez na briga pelo título.

Com 60 pontos estamos em quinto lugar, mas no próximo jogo pegamos o Palmeiras no Maracanã. Vencendo o Fla sobe para 63 pontos e fica junto com o Cruzeiro, que tem partida difícil contra o Naútico nos Aflitos. É provável que no próximo domingo o mengo esteja em terceiro. O chato é que São Paulo e Grêmio tem partidas fáceis em casa, temos que esperar um pouco mais para assumir a liderança. É preciso ter fé.

Veja o lance do pênalti e o gol da partida:

sábado, 1 de novembro de 2008 às 20:36

[ 0 ]

Brasileirão 2008 | Flamengo 2 x 2 Portuguesa

Futebol é mesmo uma porcaria. Bastava o Flamengo vencer o fraco time da Portuguesa para assumir a liderança do Brasileiro. Com cinco minutos o mengão fez um a zero com um golaço de bicicleta do capitão Fábio Luciano. O time jogava por música, dava show. Até o Ibson estava inspirado. A torcida no barzinho estava empolga com a possibilidade de uma goleada.

Cezar Loureiro/O Globo

Mas aí o time recuou. Não sei se a culpa é do Caio Jr. (que entrou com o time cheio de volantes) ou dos próprios jogadores (que caíram de rendimento). O certo é que a Portuguesa foi mais time no segundo tempo, sempre triangulando e levando perigo com chutes rasteiros.

A torcida pediu e Caio Jr. colocou o chileno Fierro no lugar de Kléberson ainda no intervalo. A Lusa virou o jogo em duas bobeiras incríveis do Flamengo. Aí então Caio colocou Éverton e Maxi no time. O mengão partiu pro abafa e o argentino acabou empatando.

Pena que o Obina tenha criado uma tremenda confusão. O árbitro deu apenas três minutos de acréscimo e não deu tempo virar o jogo. Um ponto em casa foi pouco, dependendo dos resultados dos jogos de amanhã, provavelmente o Flamengo está fora da disputa pelo título. É torcer para ninguém vencer.

Veja os gols da partida:

[ 0 ]

Marcelinho Paraíba na capa da Placar

Voltei a consumir a revista Placar. Sempre acompanhei a publicação, mas com o advento da internet, meus hábitos mudaram muito. Somente hoje consigo distinguir as características e importâncias de cada uma das fontes de informação futebolística: jornal, revista e internet.

A Placar, por exemplo, assumiu o futebol como DNA. A revista não tem mais mulheres, rock and roll, outros esportes ou qualquer dica de drink, roupa, livros. Placar virou uma revista de futebol e só. E isso é fantástico. Quem procura dicas de emagrecimento deve procurar outra publicação. Acho que foi isso que me atraiu de volta. Acho que é isso que me fará ser assinante.

Nessa minha volta à revista estranhei bastante a quantidade de capas diferentes para uma mesma edição. Essa de novembro, por exemplo, tem Marcelinho Paraíba (Rio de Janeiro), Luxemburgo (São Paulo), Tcheco (Rio Grande do Sul) e Renan Oliveira (Minas Gerais), ilustram o portão de entrada. Aqui no Piauí recebi a capa do Rio, por isso comprei. Foi aí que percebi que a capa é 99% da motivação de quem compra revista na banca. Então passei a respeitar a decisão da revista de apelar para essa estratégia na tentativa de vender mais.

Entre as reportagens gostei dos "10 golpes de Luxa", destrinchando a forma de trabalho do técnico Vanderlei Luxemburgo. Um dos "golpes" é a forma que Luxa tem de escapar das perguntas sobre as falhas da equipe durante as coletivas pós-derrota. Ele sempre inventa alguma coisa polêmica para desviar a atenção de seus erros. Outro é não permitir cartolas nas preleções, dessa forma pode meter o sarrafo nos caras para conseguir o apoio dos jogadores.

A revista denuncia os contratos de gaveta que o Santos faz com seus atletas, fazendo-os assinar documentos com datas futuras para manter contratos conforme sua conveniência. Outro absurdo é a "liberação das faltas" iniciada pelo árbitro Leandro Vuaden. Depois que o cara deixou de marcar faltas, o Flamengo (time que o jogo mais limpo do Brasileirão) caiu de rendimento.

Só melhorou com a chegada do Marcelinho do Mengão (ex-Paraíba), conforme mostrado em uma das reportagens. A carreira do cara é cheia de altos e baixos, desmistificou a imagem que eu tinha dele. Por isso compro a revista. A Placar de hoje não informa, explica.